INSIGHTS

Aqui você encontra um rico debate sobre assuntos ligados a gestão de risco, gestão de crise, gerenciamento de crises, crise nas redes sociais e cases de crises, no quais podemos aprender muito

| Por:

5 livros de gestão de crise que todo gestor de marketing deve conhecer

Entender o que é crise e como ela pode surgir é o primeiro passo para compreender o conceito e as diferenças entre gestão de crise e gerenciamento de crises. Conhecer os tipos de crises, quais podem ser evitadas, quais devem ser minimizadas e se preparar para agir na hora certa é essencial, principalmente para quem trabalha diretamente com a imagem da organização. 

É possível encontrar os mais variados conteúdos sobre gestão e gerenciamento de crise, nós listamos cinco livros que oferecem informações relevantes e atuais para quem quer se aprofundar no assunto.  


Caiu na rede. E agora? Gestão e Gerenciamento de Crise nas redes sociais, de Patrícia B. Teixeira 


É leitura obrigatória para o profissional que gerencia a imagem e a reputação de empresas e celebridades nas redes sociais. O livro aborda a formação e a mobilização da opinião pública no meio digital e ensina a mapear os riscos e a detectar o início de uma crise na Web. Patrícia também aborda os principais cases e como aprender com eles. Além disso, traz um roteiro prático para criar um manual de crise para uma organização. 


Gestão de Crises e Comunicação, de João José Forni 


Lançado em 2015, o livro é essencial para profissionais de gestão e comunicação do mundo corporativo. Com uma linguagem clara e objetiva, o professor e jornalista João José Forni traz informações e análises relevantes sobre como evitar e lidar com as crises nos âmbitos empresarial, político e público. 

Todo o conteúdo é baseado em sua vasta experiência em gestão e comunicação corporativa das áreas públicas e privadas. O livro é atualizado e apresenta análises das últimas grandes crises corporativas do mundo. 


Gestão de crises nas redes sociais, de Uhmehara Parente 


Didático e direto ao ponto, este livro é fundamental para quem está interessado em manter uma boa imagem nas redes. Através de orientações valiosas e muito bem fundamentadas sobre a dinâmica das redes sociais e como estruturar um bom plano de gestão de crises. 


The Crisis Manager: Facing disasters, conflicts, and failures – 2nd Edition, de Otto Lerbinger 


Através de uma leitura leve e descontraída, o autor auxilia o leitor a entender as abordagens e formas de pensar necessárias para um bom gerenciamento de crise de imagem. Abrange temas como planejamento de comunicação; crises físicas naturais, biológicas e tecnológicas; crises ocasionadas por ataques direcionados a políticas, ações ou propriedades de uma organização; crises geradas por má administração, valores distorcidos e má conduta. 


Gestão de reputação: riscos e imagem corporativa, de Elisa Prado 


O livro apresenta a visão e a experiência de 24 profissionais de comunicação corporativa debatendo metodologias e lições que aprenderam ao longo dos anos sobre crises de reputação e imagem. Focam em mensuração, sustentabilidade, redes sociais, ética e compliance. 


A WPB é a primeira empresa no Brasil especializada na gestão e gerenciamento de crise nas redes sociais – um assunto polêmico que atinge empresas de qualquer tamanho e espécie. Se quiser saber mais, entre em contato pelo email contato@weplanbefore.com.br. 

Quer ler outros artigos sobre gestão e gerenciamento de crise? Clique aqui e confira nossos posts.