INSIGHTS

Aqui você encontra um rico debate sobre assuntos ligados a gestão de risco, gestão de crise, gerenciamento de crises, crise nas redes sociais e cases de crises, no quais podemos aprender muito

| Por:

5 livros que todo gestor de RH deve ler

Nos últimos anos, a gestão de recursos humanos, ou gestão de pessoas, passou por diversas mudanças. As novas visões valorizam o potencial humano, posicionamento estratégico e novas tecnologias para lidar com o elemento humano dentro das organizações.

Por isso, listamos aqui os 5 melhores livros muito interessantes para gestores e líderes de recursos humanos que buscam melhorar os processos dentro do RH.

Descubra seus pontos fortes, de Donald O. Clifton e Marcus Buckingham

Apesar de ter sido publicado em 2011, o livro traz uma visão bastante relevante para todos que buscam o desenvolvimento profissional.

Grande parte das empresas acreditam que para alcançar o sucesso é necessário corrigir os pontos fracos dos seus colaboradores. Porém, por meio de cases de sucesso, os autores demonstram que para atingir suas metas, a empresa deve investir e potencializar os pontos fortes de cada colaborador. Além disso, o livro ainda conta com um guia prático sobre como construir uma organização baseada nestes pontos.

Você pode encontrar este livro aqui: https://bit.ly/2ImxwfH


Competência: a chave do desempenho, de Cecília Bergamini

O desempenho de cada colaborador é essencial para o sucesso da empresa. No livro, Cecília aborda a importância do desenvolvimento da competência individual como diferencial competitivo no mercado. Ainda afirma que quando o trabalhador gosta e conhece a sua área de atuação ele tende a ser mais competente e se esforça muito mais para alcançar os resultados. É papel da empresa identificar e fortalecer essas aptdões.

 Você pode encontrar este livro aqui: https://bit.ly/2DOti1Z


Scrum: A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo (Jeff Sutherland)

Este livro é ideal para todos que acreditam que a equipe não está sendo tão produtiva como poderia ser. Scrum é um método de otimização de processos que surgiu no meio tecnológico, mas que pode e deve ser aplicado em todas as áreas da empresa. O livro ensina a organizar melhor os projetos, as equipes e os processos. O livro ensina de maneira prática e direta a levar a metodologia ágil das startups para o RH de qualquer organização.

Você pode encontrar este livro aqui: https://bit.ly/2R3UV9P


Criatividade S/A (Ed Catmull)

O autor mostra a fórmula de sucesso de filmes como Procurando o Nemo e Toy Story lançados pela Pixar, empresa que fundou junto ao Steve Jobs. O autor ensina  como construir uma cultura de criatividade no ambiente corporativo, que nem sempre dá abertura para isso, e mostra como essa cultura pode tornar a empresa bem sucedida.

Você pode encontrar este livro aqui: https://bit.ly/2fXrNzv


Planejamento Estratégico de Recursos Humanos, de Maria Diva da Salece Lucena

Empresas brasileiras, no geral, têm grande dificuldade em construir um ambiente organizacional que promova o desenvolvimento humano e profissional. Maria Diva traz neste livro uma reflexão sobre o impacto das transformações do mundo global no ambiente de trabalho e apresenta conceitos, ferramentas, técnicas e procedimentos de planejamento estratégico de recursos humanos integrado ao planejamento estratégico do negócio.

Você pode encontrar este livro aqui: https://bit.ly/2N80l0e


O que achou da nossa lista? Tem algum outro livro para indicar? Deixe nos comentários! ;)