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A importância de construir uma reputação institucional

Ligado diretamente com o que ela quer falar e como, o posicionamento de uma empresa deve seguir a linha dos princípios da organização (identidade da empresa, sua cultura organizacional, comunicação organizacional, estilo, entre outros).  

Reputação: quando e como?

Reputação é um termo elevado sobre a imagem de uma empresa associado à confiança, portanto, algo positivo. Mesmo que intangível, ela pode ser questionada e muitas vezes afetadas por riscos do macro e microambiente ou do mundo off e on-line. Por isso, é necessário um trabalho preventivo de construção, que dependerá do tempo para que a sociedade crie uma opinião e, enfim, a reputação.

A criação de um relacionamento sólido é um dos grandes pilares da imagem institucional. Por causa do surgimento de novas mídias e da aproximação com seus públicos, as empresas buscam, cada vez mais, alternativas para estreitarem seus relacionamentos.

Case: Quem Disse Berenice?

Exemplo disso são marcas que souberam criar uma imagem institucional de forma inovadora, agir de maneira integrada e de acordo com seus princípios.

A Quem Disse Berenice?, por exemplo, é uma marca do Grupo Boticário que, de maneira estratégica, sabe se relacionar com o público feminino com um discurso jovem, inovador e claro. Como um claro exemplo de branding, a marca comunica de forma verdadeira, natural e moderna. Além disso, se posiciona de acordo com o seu conceito e seu produto e dialoga também com seu público com um discurso próprio e inovador.

Mesmo sendo uma marca fora da caixinha até então no Brasil, é exemplo de como adequar ao seu público a comunicação, o produto e seu posicionamento. As ações da Quem Disse Berenice? são representativas e geram muito engajamento. Um exemplo é o relacionamento criado entre os usuários e a marca nas redes sociais.

No geral, a reputação de uma empresa depende do comprometimento da organização em construir uma identidade de acordo com o que almeja e se posicionar dessa forma com seus stakeholders, de forma notória.