INSIGHTS

Aqui você encontra um rico debate sobre assuntos ligados a gestão e gerenciamento de crises.

| Por:

Como fica a Gestão e Gerenciamento de Crise na era do Fake News

Freepik

Freepik

Nunca se falou tanto de Fake News (notícias falsas). Vejo que é o momento da história da internet, no qual o assunto se tornou mais preocupante mundialmente falando. Ufa! Ainda bem que o problema não é só Brasil (temos sempre a impressão que tudo só ocorre por aqui). Lá atrás com o surgimento de novas mídias, ninguém se preocupava com a veridicidade dos fatos. O que se publicava era verdade e pronto. Eu vejo que a verdade se tonou algo questionável.

Agora, como pensar em gestão e gerenciamento de crise na era do Fake News? Ao desenhar o plano de gestão de crise, um dos riscos que as organizações devem considerar é notícias falsas e rumores. Sempre considero isso nos planos que desenvolvo para as organizações. Bom, a partir deste risco, como a empresa deve se posicionar?

Simples. Mostrar e comprovar a verdade, por meio de posicionamentos, documentos, abrindo as portas da empresa, como medida de transparência, e entrevista com diretor. Você somente quebra uma mentira, contando a verdade. Lembrando, que ela deve estar sustentada com fatos. Pelo contrário, a crise pode aumentar muito mais. Esteja pronto para momentos mais turbulentos com o seu plano de gestão de crise feito, revisado e testado com todos os envolvidos.

E quando a Fake News chegar?

Ai, você entra com o processo de gerenciamento de crise:

1) Monitore as redes sociais e preste atenção no que está rolando nas redes ocultas difíceis de monitorar, como o Whatsapp;

2) Entenda a origem da crise para que você saiba como se posicionar e comunicar;

3) Acione o time de crise no momento certo;

4) Dependendo da dimensão, comunique seus stakeholders – clientes, público interno, público das redes sociais, entre outros. Dica: saiba o momento de comunicar com cada público para você não aumentar uma crise.

5) Se você se planejou antes ou não, saiba que as medidas deverão ser tomadas e comunicações deverão ser efetivas.

6) Pense nas mensagens para os diferentes canais, de acordo com cada público.

O grande desafio que eu vejo do Fake News é o assunto se multiplica, e quando você acha que acabou o rumor, ele ressurge e precisa reiniciar o processo de gerenciamento de crise. Isso significa que na era das novas mídias, o trabalho de monitorar nunca para, e a atenção é constante.