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Compliance e a concessão de crédito

Na última década, com toda a movimentação anticorrupção do país, os mecanismos de compliance e integridade empresarial ganharam força na forma de gestão dos negócios. Com a Lei nº 12.846/2013,  os investimentos em compliance foram intensificados nas empresas brasileiras, principalmente no âmbito negocial e estruturação de negócios.

Apesar do movimento estar bastante atrasado no Brasil, a exigência de mecanismos adequados fez com que os próprios empresários passassem a exigir integridade nas suas relações de negócios.

Hoje, no Brasil, é comum realizar uma pesquisa reputacional de empresas que pretendem fechar parcerias comerciais ou societárias, como a formação de consórcios para contratação pública ou mesmo em contratos de longo prazo.

Grande parte das empresas consideram um risco alto vincular a própria imagem com terceiros que não prezam pela ética nas suas atividades empresariais. Outro aspecto relevante para a implementação de compliance é a melhoria da imagem da empresa na hora de concessão de crédito. Isso acontece porque uma boa estrutura de controle de riscos transmite a mensagem de comprometimento por parte da organização.

Claro, apenas a existência de uma estrutura de compliance não é suficiente para garantir que fraudes ou desvios não aconteçam, porém há ferramentas para avaliar se o programa de compliance é realmente efetivo ou não.

No mercado financeiro, especialmente para financiamentos de longo prazo, os programas de compliance já são fatores relevantes na análise de concessão de crédito. Já no âmbito internacional,  existe uma movimentação de combate à corrupção desde 2006.

Neste movimento internacional foram definidos parâmetros de investigação de integridade de candidatos a financiamentos internacionais. Neste cenário, as empresas que não adotam mecanismos efetivos, têm seus projetos avaliados como de alto risco, o que dificulta apoio financeiro.

Considerando o crescimento do movimento, é notável que as investigações de integridade estarão cada vez mais presentes nas relações institucionais no mercado brasileiro.

Tem dúvidas sobre a implantação de programa de compliance? Vem tomar um café com a gente!