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Marketing Digital: como se adequar às regras de compliance?

Na década de 90, quando os computadores passaram a ser mais acessíveis, se iniciou também a popularização da Internet e com isso surgiu o termo marketing digital.

No princípio, devido às limitações tecnológicas, não havia muita diferença com o marketing tradicional, pois ambos focavam em promover a marca. Não havia interação entre empresa e consumidor, a comunicação ainda era unilateral.

Foi apenas nos 2000 que o marketing digital deslanchou e começou a tomar a forma que conhecemos hoje revolucionando a maneira  como as empresas se comunicam com seus consumidores.

O que é Marketing Digital?

O marketing digital é uma combinação de estratégias de comunicação aplicadas e adaptadas para a Internet e para dispositivos móveis com a intenção de promover produtos ou serviços de forma rápida, significativa e personalizada. É um meio para criar um relacionamento mais próximo com o consumidor e principalmente, construir e fortalecer a identidade da empresa.

Mas para isso é necessário investir em profissionais qualificados e ferramentas adequadas para produzir conteúdos relevantes, a fim de fidelizar e conquistar novos clientes.

Quais são as possibilidades?

O Marketing Digital possibilita a comunicação entre consumidor e empresa de maneira bilateral, gerando assim, uma relação de confiança.

Além disso, torna possível a conversa instantânea que auxilia na resolução de problemas com maior eficiência e agilidade. 

Também é possível ter acesso rápido ao feedback do consumidor em relação ao produto ou serviço oferecido.

Mas onde o compliance se aplica no marketing digital?

Compliance é um conjunto de regras de boas práticas que prezam pela ética e pela moral das empresas, logo deve ser aplicada em todos os setores, inclusive no marketing digital. Confira abaixo algumas boas práticas:

Autenticação do e-mail

Os profissionais de marketing que usam e-mail para fins de comunicação e transação devem adotar e usar protocolos de identificação e autenticação.

Uso indevido de tecnologias 

A empresa deve evitar o uso de tecnologia fraudulenta que interfira na rotina do usuário como o envio de spam, anúncio pop-up de looping, compra de seguidores, compra de banco de dados de e-mails.

Mensagem comercial de serviço móvel

Os profissionais de marketing que enviam mensagens para os celulares do consumidor devem obter o consentimento prévio dos destinatários.

E-mail marketing

A regra acima também se aplica para o e-mails marketing. É necessário que o consumidor permita o recebimento de newsletters, e-mails promocionais e além disso, tenha garantias de que seu endereço eletrônico não será vendido para terceiros.

Na sua opinião, onde mais o compliance pode ser aplicado? Deixe aqui nos comentários!